Prensente da Angel...

Descobrir um prato novo contribui mais para a felicidade humana do que o descobrimento de uma nova estrela. (Anthelme Svarin)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sazonalidade ou Só brasileiro não sabe o que é isso??

Bom, primeiro devo me desculpar pois:

1) Todo blog de comidinhas e culinária fala sobre isso!! Assunto velho!!
2) Todo santo livro decente de culinária comenta sobre a importância de se consumir produtos da época.

Mas como sou metida, gosto de falar (ou escrever) as coisas, só meus amigos lêem meu blog e hoje aconteceu um coisa engraçada, resolvi falar sobre isso aqui! Afinal, este blog é praticamente um diário, de tão pessoal e abandonado (olha o drama!!! hahahahaha!!)...

Brincadeiras à parte, aqui vai a pequena explicação...

Produtos sazonais são aqueles que estão na época. Por exemplo: época de morango no Brasil é no inverno, por volta de Agosto! Significa que esses morangos serão mais saborosos e fantásticos do que o de qualquer outro mês, em geral.

O fato de termos bananas, maçãs ou mamão o ano inteiro não significa que eles são bons o ano inteiro. Cada fruta tem sua melhor época, e fora dela geralmente os sabores não são os melhores, e o preço, nem se fala!!!

Sei que não é fácil lembrar o RG, o CPF, o número da conta do banco, o número do ônibus pra ir trabalhar, o endereço do médico, a lista de presentes de Natal, os aniversários do povo (esses eu nunca lembro!!) e ainda ter que saber que diabos de fruta está na época no mês de Dezembro!!

Mas nada que uma listinha não ajude na hora de ir à feira!! Digo feira, pois já desisti de ir ao supermercado para comprar legumes, verduras e frutas!!

E é o que eu faço. Crio minha listinha pro mês, de acordo com a tabela do Ceagesp, deixo na agenda, e tento comprar as coisas de acordo com ela!! Ainda não tenho prática, de vez em quando a esqueço, mas tento... isso que importa, não é?

Mas aqui vem a historinha engraçadinha de hoje:

Estava eu em minha mesa no trabalho, às 8:45 da manhã (e aqui devo dizer que minha mesa fica no meio do corredor, portanto falo cerca de 86 "bom dia" todo dia!), quando me chega o diretor financeiro da empresa.

A empresa em que trabalho é parte de um grupo português, e nosso diretor é importado! Ele é uma graça de pessoa, muito falante e educado, e reparou no meu potinho com morangos em cima da minha mesa (chibatadas em mim!! splaft!! splaft!!! morangos em dezembro?? tsc, tsc...)

Como defesa, digo que apesar de minhas tentativas de comer sazonalmente, não infernizo as pessoas à minha volta em relação a isso, e não vou deixar o morango que está lá em casa estragar porque ele não é da época!!

Ofereci, e ele disse: Mas está bom?? Época de morango não é em Agosto?? (e olha que ele mora no Brasil não faz um ano!! E ele já sabe!)
E eu, sem graça: Ah!! É... está fora de época... e não está "Ohhhh, que fantástico!", mas está gostoso!
Ele pega um, come, faz careta e diz... Em Agosto eu aceito outro!!!

Naaaaaaaa caraaaaaaa!!

Pode?? Posso?? O cara é diretor financeiro de uma empresa, tem que se preocupar se a empresa vai ter dinheiro pra ir pra frente ou se vai falir, e ainda sabe a sazonalidade de produtos NO BRASIL?? E eu que moro aqui desde que nasci não sei??

Snifs, choramingou meu ego!!!

Mas faz refletir, não é?? Em muitos lugares do mundo as pessoas se preocupam com o que comem, com a qualidade, com o sabor (vejam só!!) e fazem disso um exercício diário, afinal comemos cerca de três a cinco vezes por dia! Como não nos importamos se estamos comendo o melhor, o mais saboroso??

No começo é difícil (afirmo que é!!), mas mudar a postura do que comprar e comer é algo encantador.

É como o Natal. Esperamos o ano inteiro por ele!!! Para montar a árvore, para reuniar a família, cear, comemorar, é um momento mágico!!

Da mesma forma, podemos esperar o ano inteiro pelo morango perfeito, aquele docinho, mas com gosto de morango, com o leve azedinho ao final, que vai explodir de sabores na boca, ou o figo com gosto de figo, com aquelas sementinhas crocantes fantásticas....

Ou podemos simplesmente comer morangos, figos e mangas com gosto de água o ano inteiro e não vamos sentir nenhum prazer real quando essas frutas estiverem em sua melhor época.

Pensando dessa forma, vou deixar a árvore montada o ano inteiro, comer leitoa (tradição de Natal da vovó!) toda noite, e quando chegar o Natal, ele será como um dia qualquer...

Nha!

Prefiro aproveitar cada época de festas, de comida, da vida, cada qual a seu tempo!

Nenhum comentário: