Prensente da Angel...

Descobrir um prato novo contribui mais para a felicidade humana do que o descobrimento de uma nova estrela. (Anthelme Svarin)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sopas para um dia de chuva...

Adoro sopas!!

É uma forma de usar todos os legumes da geladeira, de sentir o gosto da comida, de sujar uma panela só e, no máximo, o copo do liqüidificador, de se esquentar, de acompanhar um bom vinho e de, depois, cair na cama sem sentir o estômago gritando por clemência, pela comida pesada que ele tem que digerir em um horário impróprio!!!

Além desses fatores, esse frio repentino pede por um caldo quente e confortável, minha irmã Caks e a Rachelzitas (que chegaram ensopadas em casa ontem!) também pedem!!

Junte tudo isso ao fato de que uma receita de sopa é extremamente simples, e ontem escrevi 10 delas em uma folha de papel, pois passei uma pequena parte da tarde pesquisando delícias cremosas com os poucos legumes que restam em casa (minha cesta orgânica chega hoje, ebaaa!)... resolvi fazer sopa, ontem à noite!!

Mas nããããão!! Não me contentei em fazer simplesmente uma!! Fiz duas!!! Mas antes, fiz um caldo de legumes com tudo que andei guardando na geladeira ao longo do mês!!

Mas vamos por partes!!

1º) Sou metódica, então numero as coisas!

2º) Cheguei em casa esfomeada, depois de um trânsito horrível (preciso falar? só eu moro em São Paulo?? Hahahahah)

3º) Devorei umas azeitonas e um salaminho com limão, acompanhando um vinho (afinal, não dá para cozinhar de barriga vazia, né? Ou dá??)

4º) Preparei o caldo!! Um caldo de legumes simples, leve, com montes de coisas guardadas no congelador ao longo do mês... No meu caldo, coloquei:
- talos de salsinha
- casca de cenoura
- 2 tomates secos
- 2 funghi secos
- folhas de salsão
- sálvia
- alecrim
- tomilho (esses três últimos colhidos da minha pequena horta que ocupa minha pia inteira!!)
- água aos montes na panela de pressão!!

Tudo bem!! Eu sei que panelas de pressão são descriminadas!! Algum dia farei um post sobra as mesmas e seus princípios físicos!!

E eu sei que um caldo tem que ficar umas duas horas no fogo, mas meia hora na panela de pressão bastou para um caldo leve e aromático (afinal, queria minha sopa ainda ontem!!).

Depois coloquei mais água, e deixei o caldo duas horas no fogo, sem pressão, para fazer um caldo amis forte (que foi congelado!)

5º) Mas voltando às sopas!

Usei os dois lados do meu cérebro, cada um para fazer uma sopa.

O lado direito, responsável pelas minhas capacidades artísticas e intuitivas, fez essa deliciosa e leve sopa de funcho, postada pela Ana, do La Cucinetta!

O lado esquerdo, responsável pela lógica e análise, fez a sopa de beterraba, do mesmo blog de comidas que adoro, La Cucinetta!! Essa sopa ficou forte, muito apimentada, saborosa e linda!!!

6º) Como a novela da nossa máquina fotográfica continua (obrigada, Kodak, por fazer uma máquina com uma bateria do além, que não se acha em lugar nenhum!!), não tem fotinhos da minha versão das sopas!! Mas as fotos das receitas estão lindas!!!

7º) A mais gostosa?? Por votação, a de funcho!!!

8º) O vinho?? Uma garrafa e meia, por três meninas, em plena segunda-feira!!!

9º) Se sobrou? Só o suficiente para meu almoço de hoje....

Beijins!

Gabi

2 comentários:

Nádia Mara disse...

Hummmm!

Que delícia!
Me deu água na boca!

Aninha disse...

eu quelooooooooooooooooo
poxa
agora tudo perdeu a graça!
quero sopa de beterraba!
snif snifssssssss

besossssssssssss