Prensente da Angel...

Descobrir um prato novo contribui mais para a felicidade humana do que o descobrimento de uma nova estrela. (Anthelme Svarin)

domingo, 4 de abril de 2010

Slices

Domingo passado foi um dia difícil...

Um amigo meu muito querido, desses únicos, que se abrem para a vida e são coragem pura para buscar suas respostas, se casou. E eu não pude estar lá.

Tive que tomar a difícil decisão entre ir assistir ao casamento dele, e estar lá (em Floripa) nesse momento tão precioso e importante, ou fazer um concurso que planejei e quis muito, para voltar a atuar na área que gosto... escolhi o segundo, mas fico com a impressão constante que fiz a escolha errada.

Afinal, o casamento é a celebração do amor, e ele é uma pessoa mais amorosa impossível. Lembra um pouco Feynman, por se encantar pela curiosidade e buscar, sempre, desvendar cada desafio que lhe aparece.

Ok.

Como a probabilidade de algum físico estar lendo este blog é mínima, desconsiderem o parágrafo acima, ou peguem um livro do cara para ler! É fantástico!

Nossa relação de amizade sempre se apoiou firmemente na comida. Eu a fazia, e ele sempre comia, mas comia muito, repetia, e voltava outros dias para comer mais! E em Floripa, longe de minha família e amigos, essa relação foi se fortalecendo, e cada vez que fazia algo e o chamava para comer, fazia com um carinho indescritível! E ficava muito feliz com suas opiniões e críticas!

Cheguei de Ourinhos hoje, por volta das quatro horas, e pensei em fazer um pão.

Mas o casamento do Rafa não abandonava meus pensamentos, e escolhi um pão que, tenho certeza, ele adoraria!! E comeria de novo!! E mais uma vez!!

Não tenho a oportunidade (por enquanto) de lhe oferecer esse mimo, mas minha irmã e meu namorado (e eu, com certeza!) estamos comendo! E de novo! E só mais um pãozinho!!


Parmesan & Pine Nuts Slices
Adaptado do livro DOUGH (Richard Bertinet)

Ingredientes do pão:
255g de farinha de trigo branca
1 colher de sopa de semolina
1/2 tablete de fermento ativo fresco
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite
163g de água

Ingredientes do recheio:
1/2 calabresa ralada
2 dúzias de azeitonas picadas
1 xícara de queijo tipo parmesão ralado
100g pignoli

Preparo:
- Colocar a farinha e a semolina em uma tigela.
- Despedaçar o fermento com os dedos e incorporar à farinha.
- Colocar o sal, o azeite e a água e mexer com uma espátula.
- Despejar a massa no balcão (de pedra) sem enfarinhar, e trabalhar a massa de acordo com o método de Bertinet.
- Enfarinhar a superfície da massa e deixar descansar por 1 hora (ela deve dobrar de tamanho), coberto por um pano limpo.
- Enfarinhar a bancada com farinha de milho e colocar a massa já crescida.
- Abri-la com os dedos na forma de um retângulo, espalhar o recheio e fechar enrolando, como um rocambole.
- Com uma faca afiada, cortar pedaços de 2 cm desse "rocambole" e colocar em uma forma enfarinhada.
- Deixar crescer por mais 45 minutos, cobertos.
- Pré-aquecer o forno no máximo.
- Colocar os pães por 30 minutos, até começarem a dourar.
- Retirar os pães do forno e pincelar com azeite de oliva.
- Comer uns trinta com um bom copo de vinho!!

Um comentário:

Mel disse...

Uouuuuuuu...
Esse foi aquele pãozinho maravilhoso q eu comi no sábado a noite (na noite do casamento?)!
Moço... tava bom mesmo! hahahahahaha
beijos!
PS: esperando a comilança do presente hein!